É brincando que se aprende!
O desenvolvimento da leitura e da escrita é muito importante em todo o processo educativo, e existem recursos que contribuem e enriquecem esse desenvolvimento intelectual das crianças, como brincar.
Os jogos e as brincadeiras lúdicas, são uma das formas de facilitar o processo de alfabetização. É por meio dessas atividades descontraídas que conseguimos estimular as crianças e direcioná-las a aprendizagem da leitura e escrita de forma natural.
Jean Piaget (1971), pesquisador de estudos psicológicos sobre jogos infantis, afirma que à medida que a criança se desenvolve, ela passa a reconstruir e reinventar as coisas, o que exige uma adaptação mais completa. E essa adaptação só é possível quando ela própria evolui internamente, transformando essas atividades lúdicas (algo concreto) em linguagem escrita (algo abstrato).
Em todas as disciplinas escolares é possível desenvolver atividades utilizando jogos e brincadeiras, que auxiliam a criança na adaptação entre a língua oral e a escrita.
Separamos algumas dicas de atividades que ajudam no processo de alfabetização e podem ser realizadas junto com a família:
- Contação de História – Ler um conto para uma criança ajuda no desenvolvimento de habilidades como curiosidade, criatividade, hábito da leitura. Se preferir inventem histórias juntos e crie uma narrativa espontânea.
- Cantoria – Na infância, a música tem um poder incrível na formação da criança. Ao cantarolar com seu filho, você incentiva a reflexão e interpretação sobre a letra das canções.
- Brincar de bingo com tirinhas dos nomes dos familiares e colegas.
- Montar palavras com letrinhas móveis.
- Propor que a criança auxilie na lista do mercado, mesmo que ela ainda não saiba escrever convencionalmente.
- Brincar de mercadinho e atentar para a leitura dos rótulos e embalagens.
- Culinária em família – É importante que a criança observe a escrita da receita e que auxilie a pegar os ingredientes.
- Carimbo de Batata – Tudo que você vai precisar são batatas cruas, tintas, caneta preta e papel. Corte as batatas no meio e com a caneta desenhe letras na parte lisa da batata; cave em volta da letra para criar um relevo. E pronto, agora é só mergulhar a batata na tinta e abusar da imaginação para ensinar as letras do alfabeto aos pequenos.
Essas atividades carregam uma boa dose estímulo ao desenvolvimento cognitivo e motor, melhorando a autonomia e servindo com base para o aprendizado que virá a seguir. Brincando, as crianças constroem sua própria maneira de se desenvolver e encontrar as suas referências.