Comemore as pequenas conquistas das crianças
Desde muito cedo, muitas conquistas das crianças são comemoradas com festa por seus familiares, como o seu primeiro passo e as primeiras palavras, cada um desses eventos ficam guardados para sempre na memória. Mas ao longo do tempo, outras conquistas começam a fazer parte do cotidiano das crianças, mas são comemoradas com menos frequência. Hoje o Colégio Entrelaçar veio falar a importância de comemorar não só as grandes, mas todas as vitórias das crianças!
Comemorar uma conquista é um estímulo; um estímulo positivo a determinadas ações, que nos levam a aprender e a continuar aprendendo. Comemorar as conquistas dos pequenos, aumenta a confiança, a fé neles mesmo e melhora a perspectiva em relação ao passado, presente e futuro; passado porque era algo impossível para ele, presente porque ele conseguiu, futuro porque a partir dali ele já tira essa situação de letra.
Não só os cérebros das crianças, como até os nossos, precisam de estímulos positivos para que possamos aceitar determinada atividade como algo bom e recompensador a fim de continuar praticando.
Você já ouviu falar em dopamina? Dopamina é uma substância química do nosso cérebro acionada quando se dá o primeiro passo a um objetivo, ou seja, quando uma meta é cumprida. A melhor maneira de acionarmos nas crianças, é definindo metas de curto prazo ou dividir objetivos de longo prazo em metas rápidas, e celebrá-las muito, quando eles atingirem-nas.
Foque nos aspectos positivo da vida, nas conquistas diárias e no que seu filho já conseguiu. Recompense os esforços e lute junto para que ele alcance os objetivos, tendo em mente tudo que ele já fez. No mais, separamos algumas situações que podem parecer pequenas, mas são vitórias dignas de muita comemoração:
- Dormir a noite toda no quarto, ir ao banheiro sozinho, se vestir sem ajuda, guardar os próprios brinquedos;
- Parar de chupar chupeta ou mamadeira;
- Essa é clássica, fixar um lugar na parede para marcar a altura ao longo do tempo;
- Aprendeu a escrever o próprio nome;
- Aprendeu a amarrar o cadarço do tênis.
Viu como é importante comemorar as pequenas e grandes vitórias dos pequenos? Para ajudar, você pode criar quadros de incentivo, fazer pequenas celebrações e elogiar, todas essas atitudes são valorosas na hora de incentivar as crianças.
E você, como comemora as pequenas vitórias dos seus pequenos?