Brincadeira de criança, como é bom e importante!

Brincar, seja em casa, na escola ou na parquinho, é uma atividade que, apesar de parecer somente um entretenimento, tem muita importância na vida de uma criança.
Vai além de pular amarelinha ou jogar tabuleiro, brincar e educar estão interligados. Existem brincadeiras que estimulam cada fase do desenvolvimento infantil e tanto as lúdicas quantas as educativas têm um impacto significativo para o desenvolvimento saudável e para a vida psíquica das crianças.
Os pequenos devem ser estimulados desde o nascimento com atividades e brinquedos próprios para cada idade, e no ambiente escolar não é diferente. A brincadeira complementa o trabalho educativo e resulta em uma aprendizagem eficaz e de qualidade. Nas escolas, as brincadeiras podem fazer aulas normais fugirem da monotonia e proporcionar momentos de alegria, descontração e ainda assim serem didáticas.
Segundo Eliana Conquista, autora do livro A Importância Da Recreação Na Escola, “análises realizadas por vários estudiosos da aprendizagem evidenciam que toda criança nasce com a necessidade de brincar e estas brincadeiras refletem na vida adulta”. Já Vygotsky, mestre da psicologia histórico-cultural, afirma que “todo ser só se constitui ao se relacionar com os outros em atividades”. Não é por menos! É brincando que os pequenos testam habilidades cognitivas, físicas, socioafetiva e morais. Para deixar mais claro; é brincando que eles compreendem o mundo à sua volta, aprendem regras, a se socializar e o principal, a ganhar e perder.
É através da infância que construímos o que seremos no futuro, vai daí a suma importância das brincadeiras e de brincar livremente. Durante esse momento não há fronteiras. As crianças expressam seus sentimentos, colocam para fora suas fantasias, abusam da criatividade, vão se tornando espontâneas e se desenvolvendo. É muitas vezes, durante uma brincadeira que a criança descobre suas principais habilidades e desde então, desenvolve essa habilidade até fazer dela sua profissão.
Confira 5 dos muitos benefícios que as brincadeiras proporcionam à vida de uma criança:
- Reflexões estratégicas: as crianças precisam tomar decisões que permitam chegar ao lugar correto sem desperdiçar o tempo;
- Trabalho em equipe: na maioria das vezes as crianças devem se unir para conseguir alcançar o objetivo da brincadeira;
- Desenvolvimento físico: a maioria dos brinquedos requer um esforço para conseguir brincar, seja correr, fazer força com o braço, subir em um equipamento ou até mesmo equilibrar seu peso com o peso do brinquedo;
- Memória e imaginação: as crianças usam e abusam da invenção. As brincadeiras despertam sonhos e muitas delas ajudam a estimular o cérebro e a memória;
- Liderança: em muitas brincadeiras, uma criança fica ao centro comandando os amiguinhos, então ela começa a ter noção de como o comando deve ser feito para favorecer a brincadeira.
No Colégio Entrelaçar, nós apostamos nas brincadeiras como instrumento de aprendizado e ressaltamos também a importância do brincar por puro prazer e diversão.
Seja em sala de aula, no pátio ou em meio a natureza, as crianças são incentivadas a explorarem todos os benefícios que uma boa brincadeira pode oferecer.